Como usar o Módulo Joystick 5D Rocker JY50

O módulo de navegação JY50 é um módulo portátil similar a um controle de videogame, possuindo um joystick de 5 direções e dois botões. É uma opção bastante prática para realizar o controle de servomotores, robôs e carrinhos, além de também poder ser aplicado na navegação em interfaces gráficas ou usado como um controle de videogame.

Nessa postagem vamos ensinar como usar o Módulo Joystick 5D Rocker JY50 com Arduino.

Componentes necessários

Para seguir este tutorial, você precisará dos seguintes itens:

Funcionamento

Ao contrário de outros módulos de joystick para Arduino, o módulo JY50 não é composto por potenciômetros mas sim por chaves tácteis. Isso significa que seu sinal não é analógico, mas digital.

O Joystick 5D permite a movimentação em 5 direções: cima, baixo, esquerda, direita e clique no centro; sendo cada uma delas equivalente a um botão independente. Ele possui ainda dois botões adicionais denominados SET e RST (abreviação de RESET) cuja funcionalidade é atribuída à sua escolha através do código.

Na placa existe um pino chamado COM que é o terminal comum a todos os botões do módulo.

Imagem 1 — Módulo Joystick 5D Rocker JY50

Ligação

Assim como qualquer botão, os pinos do Módulo Joystick 5D Rocker JY50 devem ser ligados através de resistores de pull-up ou pull-down, com o pino COM sendo ligado ao 5V ou ao GND do Arduino, dependendo do tipo de ligação que você escolher.

Para evitar o uso de resistores externos em nosso circuito, podemos aproveitar o resistor de pull-up interno do Arduino para ligar o nosso joystick. Nesse caso, o terminal comum deverá ser ligado ao GND.

Cada um dos outros pinos do módulo joystick deve ser ligado a um pino digital do Arduino Uno de acordo com a imagem abaixo:

Ligação do Joystick 5D Rocker no ArduinoImagem 2 — Ligação do Módulo Joystick 5D Rocker JY50 no Arduino Uno

Programando

Para utilizar os resistores de pull-up internos do Arduino, seus pinos precisam ser configurados como INPUT_PULLUP através da função pinMode().

Lembrando que quando usamos um resistor de pull-up em um botão seu estado passa a ser de nível lógico alto (HIGH) quando ocioso e nível lógico baixo (LOW) quando pressionado. Isso significa que para saber se o botão foi pressionado, devemos checar se a leitura de seu estado retornou LOW ou false.

Código

Abaixo você encontra o código de teste completo para o Módulo Joystick 5D Rocker JY50.

Gostou? Deixe seu comentário logo abaixo, não deixe de conferir outras postagens do nosso blog. Confira também a nossa loja virtual e encontre todos os componentes utilizados no projeto no post.

Gabriel Martins de Freitas

Graduando em Sistemas e Mídias Digitais. Tenho experiência com Arduino e ESP8266. Atualmente compartilhando meu conhecimento no blog da Smart Kits.

Post navigation

Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usando Múltiplos Sensores de Distância Laser VL53L0X

Robô Otto e a Robótica Educativa

Modelos e tipos de Arduino