Osciloscópio: o que é, para que serve e modelos

São diversos os equipamentos e ferramentas que os profissionais de eletrônica e elétrica precisam utilizar no dia a dia. O osciloscópio, por exemplo, vem se tornando cada vez mais indispensável nas bancadas.

Se você não sabe o que é o osciloscópio, para que serve e como ele pode otimizar o seu trabalho, fique com a gente até o final para saber tudo sobre esse aparelho.

Boa leitura!

O que é um osciloscópio?

Um osciloscópio é um dispositivo eletrônico utilizado para visualizar e analisar ondas de sinal elétrico de forma detalhada. Com o osciloscópio, você pode verificar diversos parâmetros dessas ondas, como:

  • Frequência;
  • Amplitude;
  • Tensão média;
  • Valor eficaz (RMS);
  • Tensão de pico a pico, dentre outros.

Portanto, o osciloscópio é crucial para entender o comportamento de circuitos e sistemas elétricos. O profissional que sabe manusear esse aparelho tem um grande diferencial no mercado.

Para que serve um osciloscópio na prática?

Como você viu acima, é possível obter diversas informações com o osciloscópio e, por isso, ele é um equipamento amplamente utilizado em várias áreas e possui diversas aplicações.

Só para você ter uma ideia, o osciloscópio é essencial para:

  • Manutenção de equipamentos eletrônicos;
  • Análise dos sistemas eletrônicos de controle dos automóveis;
  • Condicionamento de sinal para sistemas de instrumentação;
  • Equipamentos e sistemas biomédicos, dentre outras aplicações.

Na indústria automotiva, o osciloscópio contribui para identificar falhas pequenas ou intermitentes em veículos. Na elétrica, a presença do osciloscópio é ainda maior, permitindo a medição de amplitudes de tensão, frequências, períodos e a análise de defasagem entre sinais alternados, como os provenientes de uma rede de energia elétrica.

Como funciona um osciloscópio?

O osciloscópio converte o sinal elétrico em um gráfico que é exibido em uma tela e nela podemos observar que a imagem tem duas dimensões diferentes.

A primeira dimensão possui o eixo “X”, que mostra o tempo. A segunda dimensão conta com o eixo “Y” e representa a amplitude, que é medida em volts.

Às vezes, é possível observar uma terceira dimensão, normalmente chamada de eixo “Z”. Esse eixo tem a função de indicar a intensidade e o brilho da tela, ou pode até ser utilizado para representar uma classificação de cores da tela.

Modelos de osciloscópio: analógico x digital 

Basicamente existem dois tipos básicos de osciloscópio: os analógicos e digitais. Porém, o osciloscópio digital não é 100% digital. “Como assim?”, você deve estar se perguntando. Calma que a gente explica!

Todo osciloscópio é analógico, mas nem sempre é digital

Um instrumento de medição é um aparelho usado para realizar medições sozinho ou em conjunto com outros equipamentos adicionais. Guarde essa informação.

Em um instrumento de medição analógico, a leitura ou indicação é apresentada como uma função contínua do valor medido ou do sinal de entrada. Já em um instrumento de medição digital, a leitura ou indicação é exibida de forma digital (numérica).

O que acontece é que todos os osciloscópios, independente do modelo, possuem uma indicação analógica, ou seja, todos mostram a evolução do sinal de entrada temporal.

Por isso, é comum que os osciloscópios digitais também sejam chamados de osciloscópios de amostragem. Estes modelos fornecem, além da indicação analógica, uma série de leituras “digitais”, como:

  • Período;
  • Frequência;
  • Medida pico-a-pico;
  • Amplitude;
  • Tensão Eficaz RMS;
  • Overshoot, undershoot e preshoot;
  • Tempo de subida, tempo de descida.

Mas não se preocupe, ao chegar em uma loja de eletrônica, você pode falar “osciloscópio digital”, já que é assim que o aparelho é conhecido popularmente.

A importância do osciloscópio para quem estuda ou trabalha com eletrônica

Para os estudantes e profissionais que atuam na área eletrônica, o osciloscópio é fundamental para economizar tempo, otimizar os serviços e aumentar a produtividade.

O osciloscópio permite que o profissional faça diagnósticos sem a necessidade de desmontar componentes. Além disso, alguns modelos têm a capacidade de capturar imagens para análises mais detalhadas no futuro.

O equipamento também é versátil em suas medições. Isso inclui a medição de tempo e frequência, tensão, largura de pulso e do tempo de subida, e ainda as mudanças de fase.

Além disso, dependendo da configuração do osciloscópio, o equipamento pode testar componentes elétricos específicos em uma linha de montagem.

Identificação de falhas

O osciloscópio é uma ferramenta insubstituível quando se trata de identificar falhas em circuitos eletrônicos. Ele revela distorções, picos de voltagem e outros padrões anômalos que podem passar despercebidos de outra forma.

Solução de problemas em tempo real

Ao contrário de outras ferramentas de diagnóstico, o osciloscópio oferece uma visão em tempo real do comportamento dos sinais elétricos, facilitando a solução de problemas de forma eficiente.

Quer garantir os melhores preços em componentes eletrônicos e ferramentas de bancada?

Conheça a loja virtual da Smart Kits!

Post navigation

Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *