O que é Arduino?
Quando visitamos o site oficial do Arduino encontramos uma breve explicação: “Arduino é uma plataforma open-source de prototipagem eletrônica com hardware e software flexíveis e fáceis de usar, destinado a artistas, designers, hobbistas e qualquer pessoa interessada em criar objetos ou ambientes interativos.” Em poucas palavras, pode-se dizer que o Arduino é um pequeno computador que o programamos de acordo com a nossa necessidade. Atualmente no mercado há diversos modelos e tipos de Arduino para se adaptar a cada estilo de usuário.
O Arduino é uma plataforma eletrônica de código aberto baseada em hardware e software fáceis de usar, usados para criar projetos eletrônicos. Com o Arduino, você pode planejar e criar dispositivos que possam interagir com os objetos ao seu arredor. As placas do Arduino são basicamente uma ferramenta para controlar a eletrônica. Eles são capazes de ler entradas com seu microcontrolador integrado (por exemplo, luz em um sensor, um objeto próximo a um sensor) e transformá-lo em uma saída (acionar um motor, tocar um alarme, ligar um LED, exibir informações em um LCD) .
No entanto, para fazer isso, você primeiro terá que programar a placa Arduino, você usa um aplicativo de software chamado Arduino IDE (ambiente de desenvolvimento integrado) totalmente gratuito e simples de utilizar pois usa a linguagem C++ com pequenas modificações.
O início do Arduino:
O professor Italiano Banzi queria ensinar para seus alunos conceitos de programação e de eletrônica, porém existia um problema, não havia placas de baixo custo no mercado, e portanto isso dificultaria a acompra do produto por todos os seus alunos. Com isso em mente Banzi decidiu criar uma placa de baixo custo que fosse semelhante a estrutura de um computador para que seus alunos tivessem a oportunidade de aprendizado. O Arduino foi criada em 2005. O objetivo era elaborar um dispositivo que fosse ao mesmo tempo barato, funcional e fácil de programar, sendo dessa forma acessível a estudantes e projetistas amadores. O resultado vocês já sabem, o Arduino é um sucesso, utilizado por muitos e por consequência disso houve a criação de diversos tipos de Arduino para cada modelo se adaptar melhor ao projeto do usuário.
Tipos de Arduino:
Há uma diversidade de modelos para cada necessidade do usuário. Surpreendentemente tem modelo que é do tamanho de um polegar, tem modelo que é circular e tem um modelo que parece um controle de vídeo game. Confira alguns dos modelos aqui embaixo.
1. Arduino Pro Mini
O modelo Pro Mini é destinado a usuários avançados que exigem flexibilidade, baixo custo e pequeno tamanho. Ele vem com o mínimo de componentes (sem USB ou cabeçalhos de pinos) para manter o custo baixo. Certamente é uma boa escolha para quem quer deixá-lo embutido em um projeto.
2. Arduino Fio
O modelo Fio é destinado para aplicações wireless (sem fio). Ele tem conexões para uma bateria de polímero de lítio, inclui um circuito de recarga USB e um conector para módulo XBee está disponível na parte inferior da placa.
3. Arduino Nano
O modelo Nano é ideal para projetos compactos. Facilmente notamos que esse modelo tem o seu tamanho reduzido quando comparado aos demais.
4. Arduino Micro
O modelo Micro é parecido com o modelo Leonardo pois ambos têm a comunicação USB direta com o microcontrolador, portanto não é necessário um processador secundário. Quando conectado ao computador, o Arduino Micro é identificado como se um mouse ou um teclado.
5. Arduino Uno
O modelo Uno é o mais conhecido e o mais indicado para quem está começando agora pois possui uma boa capacidade de processamento, uma simples utilização com seus periféricos e uma simples linguagem de programação que se assemelha com C++. Faremos um post exclusivo falando com mais detalhes sobre ele.
6. Arduino Leonardo
O modelo Leonardo possui maior capacidade de processamento que a versão UNO e pode ser usado em projetos maiores, porém não é indicado para quem está começando, pois essa placa tem uma comunicação serial diferente das demais sendo necessário que o usuário tenha o conhecimento da sua linguagem de programação própria.
7. Arduino Mega
O modelo Mega é conhecido pelo seu grande tamanho e por sua quantidade de pinos de entrada e saída. É indicado para projetos grandes por conta da sua uma excelente capacidade de memória, além disso é muito indicado para novos usuários. A única desvantagem dele é preço, comumente ele custa o dobro do Arduino Uno. Além dessa versão, ele possui uma versão compacta que é o Arduino Mega 2560 pro mini.
8. Arduino Lilypad
A família de placas LilyPad Arduino, existe quatro modelos, foi projetada para aplicações vestíveis. Funciona com baterias recarregáveis e permite fácil conexão com sensores e atuadores desenvolvidos para uma fácil integração em roupas e tecidos. O LilyPad Arduino, o LilyPad Arduino Simple e o LilyPad Arduino Simple Snap são diferentes das placas Arduino habituais porque precisam de uma interface USB para Serial para serem programadas.
9. Arduino Duo
O modelo Duo é conhecido por ter super poderes. Ele é do mesmo tamanho e possui e mesma quantidade de portadas do Arduino Mega, mas o que o torna especial é o seu incrível processador ARM de 32 bits.
10. Arduino Yun
O modelo Yun (Yun significa nuvem em chinês) é basicamente o Arduino Leronado com sistema poderoso wireless rodando Linux Wifi. É ideal para projetos que precisam se conectar e interagir com servidores da web ou redes.
11. Arduino Esplora
O modelo Esplora parece um controlador de videogame e você pode utilizá-lo para controlar o computador como se fosse um mouse ou um teclado. Ele se diferente das outras placas por possui entradas e saídas já conectadas à placa e por conta disso é diferente programá-lo, ele possui sua própria biblioteca especialmente para facilitar a leitura de entradas e de gravação de saídas.
12. Arduino Robot
O modelo Robot vem completo, possui dois processadores (um em cada placa) que não precisam de processadores ecundário pois ambos os têm comunicação USB. Junto a ele já vem incluso rodas, alto falante, display de LCD colorido, Leitor de cartão SD, teclado de 5 teclas, compartimento da bateria AA 4 alcalinas ou NiMH recarregáveis, sensores IR e muitos dos seus pinos são mapeados para sensores e controladores de motores.
13. Arduino Ethernet
O modelo Ethernet tem embutido em sua placa um network Ethernet, os pinos 10, 11, 12 e 13 são reservados exclusivamente para a interface com o módulo Ethernet além disso, possui conexão Rj45 para conectar o cabo diretamente à placa.
14. Arduino Pro
O modelo Pro é destinado para instalação semi-permanente, por esse motivo a placa vem sem conectores pré-montado, permitindo o uso de vários tipos de conectores ou mesmo a ligação de fios diretamente na placa ainda assim a pinagem é compatível com os shields Arduino.
15. Arduino Tre
O modelo Tre ou o Arduino ” Tre chique ” é incrível, ele está mais para um pi raspberry do que para um Arduino. O Tre é baseado no processador de 1 GHz com nada menos que 512 MB de memória RAM DDR3, saída de som, saída HDMI, USB Host + dispositivos.
Comparação entre Arduinos apresentados
Sensores e Atuadores
Apenas a placa Arduino não é o suficiente para fazer pequenos projetos, mas se você estiver afim de implementar automatizar o seu projeto será necessário usar sensores para fornecer informações de entrada e atuadores para excetuar uma resposta.
Sensor de presença, sensor de temperatura, sensor de peso e sensor de luminosidade são exemplos de dispositivo que fornecem informações de entrada ao Arduino.
Relé, motor, buzzer e display são exemplos de dispositivos que o Arduino envia uma saída para executarem uma resposta.
Módulos e Shields
Os módulos e os shields têm como objetivo de simplificar e de aumentar a funcionalidade de uma placa arduino com uma facilidade de conexão. Há muitos no mercado mas como exemplo podemos citar o módulo de reconhecimento de voz, módulo MP3, módulo Wireless, shield ethernet, shield LCD e shield joystick.
Conclusão
É inegável o sucesso estrondoso do Arduino, conforme foi visto durante o post, em 2005 foi criado essa ferramenta maravilhosa para solucionar problemas e facilitar a nossa vida. O mais interessante é que é um projeto que está em constante atualização, sempre é lançando novos tipos de Arduino, sensores, atuadores, módulos e shields para atender melhor as nossas necessidades. Comenta aqui embaixo quais os modelos, tipos de Arduino que você não conhecia e achou interessante.
Ficamos por aqui!
O nosso próximo post de Arduino será dedicado especialmente ao Arduino Uno que certamente é o mais famoso entre nós e também porque o utilizaremos para projetos que serão postados aqui no blog. Até próxima semana, pessoal! Sintam-se a vontade em entrar em contato conosco através das nossas redes sociais.
Muito bom
Uauuuu parabéns com louvores. Melhor didática explicativa operacional que já vi.
Ótima matéria ,sou iniciante hobista em eletrônica ,me interessa muito aprender manusear um arduíno , elaborar algum projeto, como posso fazer pois só tenho celular Android , agradeço a ajuda.
Ótimo texto.
Muito bom, me ajudou muito em meu trabalho de eletrônica, muito obrigada ♥♥♥