Atualizar a Raspberry Pi

Desde já quando você instala o Raspbian pela primeira vez ele sempre vai estar desatualizado, pois a cada dia sai uma nova atualização para o sistema e o download no site da Raspberry não se atualiza toda vez. Então por isso é sempre bom atualizar o seu sistema. Por isso, no post de hoje vou ensinar como atualizar o seu sistema da Raspberry por meio da linha de comando.

1. Como abrir o LX Terminal

Primeiramente ligue a Raspberry com o teclado e o mouse plugados. Depois conecte a Raspberry a internet. Logo mais você pode abrir o terminal de 2 formas: abrindo pelo “iniciar” –> Acessórios –> LXTerminal ou apertando, simultanemente, as teclas CTRL+ALT+T.

2. Comando para atualizar o OS (sistema operacional)

Digite esse comando na linha de comando e aperte enter:

sudo apt-get update

Logo que terminar você digita esse comando e aperta enter:

sudo apt-get upgrade

Frequentemente pode ser que algumas vezes a instalação pare, pois para alguns pacotes é preciso dar permissão.

Pode ser que instalação poderá demore, pois depende muito da velocidade da sua internet e do quanto o seu OS está desatualizado. Para tentar amenizar essa situação, antes de começar a instalação use uma rede cabeada na Raspberry, pois a velocidade da internet aumenta muito.

Muito cuidado, pois caso você desligue a Raspberry enquanto estiver atualizando pode ser que algum arquivo corrompa e você precisará instalar novamente o sistema operacional.

3. Instalações/Habilitações adicionais

3.1 Instalação da IDE do Python para programações

A Raspberry poderá ser utilizada como placa de desenvolvimento e para programar você precisa de uma IDE. Você pode instalar a IDLE do Python utilizando esses comandos no terminal:

sudo apt-get install idle3

Ou

sudo apt-get install idle3.7

Caso apareceça alguma mensagem de confirmação, confirme e continue a instalação.

3.2 Habilitação do VNC e do modo SSH

O VNC Server é utilizado para fazer acesso remoto do computador com a Raspberry e pode ser usado para a transferência de arquivos. Para habilitar essa função você pode ir no “iniciar” –> Preferências –> Raspberry Pi Configuration –> Interfaces –> Ative SSH e VNC. Pronto!

4.  Pronto

Após terminar, reinicie sua Raspberry e você terá seu sistema totalmente atualizado.

 

 

Então é isso, galera! Mais um pequeno tutorial para vocês! Qualquer dúvida pode deixar um comentário que vou responder a medida que aparecer!

Fiquem por dentro dos novos posts do blog! e deem uma olhada nos nossos produtos lá na nossa loja virtual!

 

 

Felipe Campos

Sou formando em engenharia mecatrônica e atualmente sou desenvolvedor na Smart Kits. Ultimamente estou trabalhando com a Raspberry e o Arduino. Além disso, aplico todo meu conhecimento nos posts aqui do blog da Smart Kits! :)

Post navigation

Como configurar a Raspberry Pi

Como duplicar a Raspberry Pi

Boas práticas com placas de desenvolvimento