Video loop na Raspberry Pi

 

Primeiramente é preciso destacar que a Raspberry consegue desempenhar diversas funções e uma delas pode ser a reprodução de vídeos diretamente do pen drive (ou sem ele). Então no post de hoje vou explicar uma forma de usar a Raspberry para fazer isso. Este post é baseado em um tutorial em inglês.

1. Informações iniciais

De antemão eu deixo informado que estou traduzindo, de uma forma mais simplificada, o tutorial acima e adicionando algumas informações a mais para o bom entendimento do usuário iniciante.

O código funciona da seguinte forma: você insere um pen drive com algum vídeo que você queira rodar em loop e assim que você iniciar a raspberry conectada a algum monitor/tv, esse vídeo começará a ser exibido em loop infinito. Caso não queira utilizar um pen drive, você pode alocar vídeos dentro da própria Raspberry.

2. Instalação

A princípio para poder instalar esse pacote é preciso que você tenha o sistema Raspbian instalado na sua Raspberry e que tenha atualizado esse sistema.

Logo após você pode acessar o LXTerminal e digitar os seguintes comandos:

O primeiro comando instalar uma extensão do git, que é onde fica armazenado o repositório do pacote do video loop.
O segundo comando clona o repositório para a Raspberry.

Quando a instalação finalizar, digite os seguintes comandos:

O primeiro comando acessa a pasta onde está localizado o script de instalação.
O segundo comando executa o script de instalação.

  • Caso a instalação falhe, aparecerá uma mensagem de erro. Se isso acontecer você pode procurar a mensagem de ERRO e verificar qual foi. Em muitos casos pode ser falha na internet.

3. Como usar

Logo que a instalação é concluída, a tela poderá ficar preta e iniciar o programa. Caso você esteja instalando pelo VNC não irá aparecer essa tela preta, porém se você estiver instalando por algum monitor, pode ser que apareça.

A aplicação consiste em exibir um vídeo (720p ou 1080p) em loop infinito assim que a Raspberry inicia. Caso seja mais de um vídeo, eles são exibidos em ordem alfabética.

Os vídeos devem estar dentro desse formato: .avi, .mov, .mkv, .mp4, or .m4v.

Primeiramente você pode utilizar um pen drive para colocar o vídeos que você quer exibir ou colocar os vídeos diretamente na Raspberry no caminho /home/pi que é o caminho padrão da aplicação. Após inserir o vídeo você pode conectar o pen drive na porta USB da Raspberry e ligá-la.

Uma tela preta irá aparecer e começar uma contagem regressiva e logo em seguida seus vídeos serão exibidos em ordem alfabética e em loop infinito.

4. Configurações adicionais

Juntamente com o pacote existe algumas configurações adicionais para poder otimizar o uso do video loop. Para poder acessar a customização desses atributos especiais, você deve acessar o código que está no cartão SD. Você pode acessar o diretório BOOT assim que você insere o microSD no computador. Quando estiver nesse diretório você deve procurar o arquivo video_looper.ini e abrir com um editor de texto e fazer as mudanças que achar necessário.

4.1 Definir o diretório dos vídeos

Logo depois que abrir o arquivo você irá definir qual o diretório que você vai salvar os vídeos para serem exibidos no video loop:

Caso você queria que os videos abram pelo pen drive, deixe da forma que está. Caso queria que abram por uma pasta específica da Raspberry, comente a linha usb_drive e descomente a linha directory:

Para definir o caminho do diretório tem a linha que pode ser alterada:

Em path = home/pi você pode alterar o caminho especificado para onde você desejar.

Antes de fechar, salve o arquivo e insira o microSD na Raspberry.

4.2 Desabilitar Video Loop

Uma vez instalado o video loop, toda vez que você inicia a Raspberry ele vai rodar, independente se tem video ou não. Para desabilitar o video loop é preciso digitar alguns comandos no LXTerminal:

A primeira linha acessa o diretório do video loop. Já a segunda linha habilita o script para desativar o video loop.

Atenção! Pode ser que apareça uma mensagem de erro, mas é normal. Ao reiniciar a Raspberry o video loop estará desabilitado. Para ativar novamente é só seguir as instruções de instalação de novo.

 

Então é isso, pessoal! Mais um post para vocês sobre Raspberry! Para ficar antenado em dicas para Raspberry, não deixe de acompanhar o blog, pois temos novidades toda semana! Dá um pulo lá na nosso loja virtual que temos diversas promoções e entregas para o Brasil todo!

Abraço!!!

Felipe Campos

Sou formando em engenharia mecatrônica e atualmente sou desenvolvedor na Smart Kits. Ultimamente estou trabalhando com a Raspberry e o Arduino. Além disso, aplico todo meu conhecimento nos posts aqui do blog da Smart Kits! :)

Post navigation

1 Comentário

  • Olá tudo bem ? Espero que sim, gostaria de saber se tem um modo de deixar o vídeo rodando em loop e eu poder acessar remotamente para trocar o vídeo posteriormente. Sem a necessidade de alguém pausar (no esc) o vídeo .?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

História da Raspberry Pi

Blynk – Medição de temperatura com DS18B20

Blynk IoT – Monitoramento com ESP8266 e Sensor de Umidade do Solo (Higrômetro)