Como configurar a Raspberry Pi

Primeiros passos

Iniciante no mundo da programação? Quer comprar uma Raspberry Pi e aproveitar todos os benefícios que essa placa tem? Dificuldades na iniciação do seu processo de aprendizagem? Você veio aqui atrás de uma solução? Então seus problemas acabaram! Nesse post vou ensinar a vocês como instalar o sistema operacional Raspbian na sua placa e como fazer as primeiras configurações!

Materiais necessários:

Componentes

Informações importantes da Raspberry Pi

Primeiramente é preciso entender que quando você compra uma Raspberry Pi normalmente ela vem sem nenhum tipo de sistema operacional instalado e, muito menos, com um cartão de memória MicroSD plugado. Por isso ao fazer a compra de uma é importante ficar atento em comprar todo o material junto (Placa, cartão de memória, fonte de alimentação e cabo hdmi).

É necessário notar que para fazer a instalação de um sistema operacional na Raspberry é preciso ter um computador/notebook com acesso a internet e que tenha uma entrada para cartão MicroSD para poder baixar o sistema e instalar no cartão de memória.

Começo

Para começar, vamos utilizar o sistema de instalação NOOBS para instalar o Raspbian.

1) Primeiramente, vá ao site oficial da Raspberry –> Downloads –> NOOBS e baixe da forma que desejar (torrent ou download .zip) ou clique neste link.

2) Após baixar o arquivo, crie uma pasta e coloque só esse arquivo dentro como forma de organização.

3) Logo em seguida, extraia todos os arquivos de dentro dessa pasta.

4) Após isso, insira o cartão MicroSD no computador e transfira todos esses arquivos da pasta criada para o MicroSD (SDHC) (não é para transferir a pasta e sim todos os arquivos dentro dela).


5) Assim que terminar de transferir os arquivos, ejete o cartão MicroSD.

6) Então antes de ligar o Raspberry você pode dar uma olhada no post sobre boas práticas de manuseio da suas placas e ficar ligado nas dicas para conservá-las.

7) Dessa forma, com a Raspberry em mãos, insira o cartão MicroSD  e conecte o cabo hdmi na tv/monitor, o teclado e o mouse antes de ligar a fonte da Raspberry na tomada.

Inserindo cartão MicroSD
Plugs conectados

8) Portanto assim que a Raspberry iniciar irá aparecer uma caixa onde você irá selecionar a primeira opção: Raspbian FULL e clicar em Install. Caso apareça uma mensagem avisando que vai sobrescrever qualquer sistema operacional que tiver instalado, clique em Yes.

Configuração inicial

 

Instalando

9) Então após a instalação ser completada, a Raspberry irá iniciar e você terá que fazer algumas configurações iniciais de idioma, localidade, conexão com o wifi e nova senha. Isso permite que você deixe sua Raspberry pronta para o uso.

Configurações da área de trabalho

10) Pronto! Esses são os passos iniciais para poder rodar o Raspbian na sua Raspberry!

 

Conclusão

Em conclusão, utilizar o NOOBS para instalar o Raspbian é uma das formas mais fáceis para quem está iniciando no mundo da Raspberry. Há vários outros sistemas operacionais e outras formas de botar a Raspberry para rodar, mas isso depende da forma que o usuário deseja utilizar a placa.

Acompanhe o BLOG da Smart Kits para mais dicas e não deixem de conferir as promoções na nossa loja virtual.

Valeu!

Felipe Campos

Sou formando em engenharia mecatrônica e atualmente sou desenvolvedor na Smart Kits. Ultimamente estou trabalhando com a Raspberry e o Arduino. Além disso, aplico todo meu conhecimento nos posts aqui do blog da Smart Kits! :)

Post navigation

Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atualizar a Raspberry Pi

Boas práticas com placas de desenvolvimento

Video loop na Raspberry Pi