Como duplicar a Raspberry Pi

Duplicação do OS da Raspberry Pi

Em primeiro lugar, se você fica instalando o Raspbian por meio de um instalador e precisa ficar esperando por mais de 30 minutos, pare com isso! Existe uma forma muito mais simples e fácil de duplicar o sistema operacional do Raspberry Pi e é isso que será ensinado no post de hoje!

Como funciona?

A princípio suponha que você instalou o Raspbian, atualizou todo o sistema e fez uma programação interessante, e , tudo isso, demorou em torno de 4 horas. Porém, você precisa que tenha esse mesmo sistema instalado em outra Raspberry Pi. Será que é preciso ter que realizar todas essas tarefas e esperar mais 4 horas?

A resposta é não!

Você pode, simplesmente, duplicar o cartão de memória da Raspberry Pi, já que tudo que você configurou, armazenou, atualizou e criou está salvo no cartão de memória! Dessa forma, você garante que a duplicação de todos os dados da outra Raspberry.

Material necessário?

Antes de mais nada, a duplicação da Raspberry Pi funciona de forma simples: Você vai basicamente, duplicar o cartão de memória. Todavia é necessário alguns programas para realizar tal tarefa.

Para realizar tal façanha é necessário os seguintes itens:

Como duplicar?

Antes de mais nada você precisa criar a imagem do cartão de memória MicroSD que você quer clonar.

Insira o cartão de memória no adaptador MicroSD e, em seguida, plugue o adaptador na entrada SD do computador/notebook.

Em seguida, feche todas mensagens que aparecem:

Após fechar todas as mensagens, abra o programa Win32DiskImagger e selecione o ícone azul:

Nesse ícone você vai decidir onde vai salvar a imagem. Atente-se para o nome do arquivo que você vai salvar, a extensão precisa ser .img no final. Após decidir o nome do arquivo aperte em abrir.

Verifique se o nome está correto e aperte em Read. Após finalizar a leitura do MicroSD, ejete o cartão e insira o novo que vai receber a cópia.

Novamente feche todas a mensagens que aparecerem e abra o aplicativo SD Card Formatter, pois é preciso que o cartão MicroSD esteja vazio, então a melhor forma é formatando.

Para formatar selecione o disco que você quer formatar (que é o MicroSD novo) e aperte em format.

Após formatar o cartão, abra o programa win32DiskImagger e clique no botão azul e selecione a imagem que você gravou anteriormente.

Clique em abrir e logo em seguida clique em write.

Após finalizar a escrita no cartão de memória novo, ejete o MicroSD e está pronto para usar na Raspberry. Os dois cartões vão conter exatamente os mesmos arquivos.

 

Então é isso, pessoal! Fiquem atentos ao blog, pois sempre estarei trazendo novidades por aqui! Dá uma passadinha na nossa loja virtual e confere as ofertas de componentes eletrônicos! Abraço!

Felipe Campos

Sou formando em engenharia mecatrônica e atualmente sou desenvolvedor na Smart Kits. Ultimamente estou trabalhando com a Raspberry e o Arduino. Além disso, aplico todo meu conhecimento nos posts aqui do blog da Smart Kits! :)

Post navigation

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Video loop na Raspberry Pi

História da Raspberry Pi

Atualizar a Raspberry Pi